Nomes ou caminhos longos no Windows

Recebi a seguinte mensagem do Explorer ao tentar copiar um arquivo da cópia sombra: “Os nomes dos arquivos de origem são maiores do que o tamanho máximo permitidos pelo sistema de arquivos”.

Mas e agora? O que fazer?

A Cópia de Sombra é um dos recursos mais interessantes que o Windows possui, ele ajuda a recuperar rapidamente arquivos que os usuários apagaram, o melhor disso tudo é que pra configurar é muito simples.

Os usuários acham que se a pasta tiver um caminho muito longo e arquivos com nomes muito longos, os arquivos dentro tem o mesmo nome da pasta e mais a data como nome, significa dizer que são extremamente organizados e detalhistas, porém isso é um problema diante das limitações de nomeação de pastas do Windows.

Pesquisando por aí em sites eu achei a indicação da ferramenta TeraCopy, que já conhecia mas não sabia dessa funcionalidade. Além de não dar a mínimas para nomes muito, muito, muito grandes para arquivo e seu caminho ele faz checksum dos arquivos para cópias inteligentes (só copiar o que tem checksum diferente) e permite pausar a cópia (mesmo vindo da Cópia de Sombra) e recomeçar quando o servidor estiver sendo menos acessado.

Ele se integra ao Menu de Contexto do Windows e com isso permite clicar com o botão direito na pasta ou no arquivo e escolher o TeraCopy, no meu caso selecionei a Cópia de Sombra desejada e cliquei em Abrir:

Depois de aberta no Explorer cliquei com o direito e mandei pelo TeraCopy para a unidade desejada.

Não será necessário mais nenhum passo, os arquivos já estarão copiados na pasta de destino e o problema resolvido. 

Aqui você encontra o link para baixar o TeraCopy no site do desenvolvedor.

(https://correiarodrigues.blogspot.com/2014/11/resolvendo-problema-de-nomes-muito.html) – 07 de Novembro de 2014

Deixe uma resposta