Configurando cópias sombras no Windows Server 2008

No fórum do Tecmundo pude encontrar uma boa definição do significado de cópia sombra:

“O Shadow Copies (Cópias de sombra) é um recurso que quando ativado em um volume ou partição ele tira uma foto do estado do volume ou partição. Ele não faz uma cópia ou backup e sim ele registra o estado do volume ou partição. Na verdade ele irá criar várias versões do mesmo arquivo, conforme o agendamento programado.”

No fórum do Windows (Technet) achei o seguinte passo a passo ensinando a habilitar e fazer os agendamentos:

  • Clique em Iniciar, aponte para Ferramentas administrativas e clique em Gerenciamento do Computador.
  • Na árvore do console, clique com o botão direito do mouse em Pastas Compartilhadas, clique em Todas as Tarefas e em Configurar Cópias de Sombra.
  • Em Selecionar um volume, clique no volume desejado para habilitar Cópias de Sombra de Pastas Compartilhadas e, em seguida, clique em Habilitar.
  • Você verá um aviso de que o Windows criará uma cópia de sombra agora com as configurações atuais e que as configurações podem não ser apropriadas para servidores com altas cargas de E/S. Clique em Sim se desejar continuar ou em Não se desejar selecionar um volume ou configurações diferentes.
  • Para fazer alterações no agendamento e na área de armazenamento padrão, clique em Configurações.

Para recuperar um arquivo excluído, basta acessar a pasta compartilhada e dar um clique direito com o botão do mouse, selecionar a opção ‘Propriedades’ e em seguida localizar a aba ‘Versões Anteriores’.

Selecione uma das versões gravadas e selecione abrir, a pasta que abrirá será do arquivo no estado da data que foi realizada a cópia.

(https://correiarodrigues.blogspot.com/2014/11/configurando-copias-sombras-no-windows.html) – 07 de Novembro de 2014

Deixe uma resposta