No fórum do Tecmundo pude encontrar uma boa definição do significado de cópia sombra:
“O Shadow Copies (Cópias de sombra) é um recurso que quando ativado em um volume ou partição ele tira uma foto do estado do volume ou partição. Ele não faz uma cópia ou backup e sim ele registra o estado do volume ou partição. Na verdade ele irá criar várias versões do mesmo arquivo, conforme o agendamento programado.”
No fórum do Windows (Technet) achei o seguinte passo a passo ensinando a habilitar e fazer os agendamentos:
- Clique em Iniciar, aponte para Ferramentas administrativas e clique em Gerenciamento do Computador.
- Na árvore do console, clique com o botão direito do mouse em Pastas Compartilhadas, clique em Todas as Tarefas e em Configurar Cópias de Sombra.
- Em Selecionar um volume, clique no volume desejado para habilitar Cópias de Sombra de Pastas Compartilhadas e, em seguida, clique em Habilitar.
- Você verá um aviso de que o Windows criará uma cópia de sombra agora com as configurações atuais e que as configurações podem não ser apropriadas para servidores com altas cargas de E/S. Clique em Sim se desejar continuar ou em Não se desejar selecionar um volume ou configurações diferentes.
- Para fazer alterações no agendamento e na área de armazenamento padrão, clique em Configurações.
Para recuperar um arquivo excluído, basta acessar a pasta compartilhada e dar um clique direito com o botão do mouse, selecionar a opção ‘Propriedades’ e em seguida localizar a aba ‘Versões Anteriores’.
Selecione uma das versões gravadas e selecione abrir, a pasta que abrirá será do arquivo no estado da data que foi realizada a cópia.
(https://correiarodrigues.blogspot.com/2014/11/configurando-copias-sombras-no-windows.html) – 07 de Novembro de 2014
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.