O que é DDNS e como funciona?

O DDNS ou DNS dinâmico é um sistema para contornar o problema de atualizações rápidas de IP. A contratação de IP fixo (estático) nas operadoras fornecimento de internet custa uma fortuna. Uma solução para acesso externo a uma máquina de câmeras por exemplo, é utilizar o serviço DDNS como o no-IP (http://www.noip.com). 

Como funciona o no-IP?

A função principal do no-IP é apontar um subdomínio para o seu IP dinâmico. Isso significa que você não precisa se lembrar de seu endereço IP ou se preocupar com isso mudar quando você está saindo de casa. Isso também significa que você não precisa dar o seu endereço IP para que as pessoas de fora da sua rede acessem a rede, basta dar-lhes o seu subdomínio/hostname.

Será instalado um software na sua máquina que ficará em contato com a conta gerada através do site, onde será enviada periodicamente o número atual de seu IP, este número atualizará o seu cadastro online onde há o registro do seu subdomínio. 

Exemplo: correiarodrigues.no-ip.biz. Este endereço apontará por exemplo, para o IP: 74.125.196.132, que será o número atual da minha máquina.

Como configurar uma nova conta?

Para realizar o cadastro no site, basta apenas preencher o formulário gratuito de inscrição em (https://www.noip.com/sign-up).

Faça o download da versão atual no endereço (http://www.noip.com/download) e informe o seu usuário e senha cadastrados no site. 

Pronto, sempre que você acessar o seu subdomínio, você será encaminhado para o IP da máquina onde está instalado o software.

Observações: Para cada máquina é necessário um novo cadastro! Lembre-se que ele apontará para um IP (endereço único). Caso você tenha Firewall na rede não esqueça de liberar o IP e as portas do seu serviço para acesso externo.

Deixe uma resposta